top of page
  • Foto do escritorRafael Carneiro

A Importância da Cortesia para uma Convivência Pacífica

Atualizado: 22 de jul. de 2023

A convivência pacífica é uma das metas mais valiosas a serem alcançadas em nosso percurso de vida. Isso exige um entendimento genuíno de nossas próprias convicções e o respeito pelas convicções dos outros. Devemos cultivar um verdadeiro senso de tolerância para todos aqueles que partilham os mesmos ideais e valores que nós, percebendo que cada um de nós adota caminhos diferentes para vivenciar e aproximar-se desses ideais.


A princípio, pode parecer que a convivência é tarefa fácil, especialmente quando compartilhamos valores e aspirações comuns. No entanto, enfrentamos basicamente os mesmos desafios e, apesar da nossa boa vontade, as provas da vida poderão revelar nossa capacidade limitada de convivência pacífica.


Estamos frequentemente sujeitos a flutuações emocionais e aos ciclos da vida. Muitas vezes, recorremos à crítica e nos ancoramos em falsas convicções, convencidos de que estamos certos e os outros estão errados. Tais obstáculos obscurecem nossa capacidade de conviver harmoniosamente com os outros.


A cortesia surge como uma ferramenta crucial para superar esses desafios. Antes de tudo, é preciso alcançar um estado de humildade. É essencial fortalecer nossa fé e nosso sentido de unidade, confiando no grande Ideal que nos une.


O cultivo de cortesia está intrinsecamente ligado ao nosso bom humor e à nossa força de vontade. É impossível ser cortês se sua comunicação transmite agressividade e indisposição. Da mesma forma, superar a negatividade dos outros com empatia e amor é um verdadeiro ato de generosidade e fraternidade.


Para se portar como um indivíduo cortês, é preciso saber quando falar e quando se calar. A cortesia está presente na expressão corporal, no sorriso, no olhar, e, claro, na fala. Ao nos desvincularmos de emoções negativas, como a raiva e o ódio, começamos a não nos identificar mais com essas emoções e elas acabam nos deixando.


No entanto, construir uma verdadeira concórdia implica em avançar um passo além. Isso só é possível com o desenvolvimento de um coração puro, que verdadeiramente ama àqueles que estão na mesma jornada. É impossível construir uma nova e melhor sociedade sem a concórdia.


Este contexto nos leva a uma compreensão mais profunda da concórdia, que é o coração unido ao coração, transmitindo confiança e devoção absoluta àqueles que lideram os projetos. Trabalhando juntos com essa verdadeira concórdia, nós potencializamos as qualidades de todos e suprimimos os defeitos, trazendo à tona a verdadeira força da união.

uma mão entregando um coração a outro

24 visualizações0 comentário

留言


bottom of page